Por Camila Rocha de Freitas.
As artes são concebidas como uma das mais importantes formas de expressão humana. Para dizer que existe o ensino de arte dentro da escola é preciso antes saber o que significa arte e o que ensinar. Não se ensina arte sem ter experiência e sensibilidade artística, um depende do outro, o conceito e a realização.
O professor, nesse contexto vai além da valorização da expressão individual de cada um, ele é o incentivador do conhecimento de mundo e do eu, é a ponte entre o saber e o construir. E para isso ele tem que ter noções e conceitos formados metodologicamente e não provenientes do senso comum e de frases feitas.
No entanto, a arte deve considerar a pessoa com necessidades educativas especiais enquanto humano, histórico, social, cultural e também simbólico. O aluno com necessidades educativas especiais aprende, mas é necessário que o professor saiba o que propor e em que situações deve elaborar as atividades, dentro de suas especificidades, habilidades e dificuldades.
Precisamos começar a ter uma postura inclusiva até mesmo trabalhando a diversidade existente dentro da própria instituição APAE, que é uma escola especial.
Mosaíco com pedaços de E.V.A, realizado a partir das obras do artista brasileiro Romero Britto.(OFICINA)
Mosaíco com pedaços de E.V.A, realizado a partir das obras do artista brasileiro Romero Britto.(OFICINA)
Trabalhos realizados com as mãos. (OCUPACIONAL)
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